Uma história
de amor
e dedicação

conheça a casa guido

a instituição

O sonho

No fim do ano de 2009 chega à Criciúma um médico Hematologista Pediatra, vindo de Porto Alegre – RS, para implantar o serviço de oncologia pediátrico junto ao Hospital São José (HSJ).

Diante de tamanho desafio, o médico especialista percebeu a necessidade de apoio para as famílias que se deslocam de inúmeros municípios para realizar o tratamento de seus(as) filhos(as), e não existindo em Criciúma, na época, uma organização constituída com este objetivo.

Então, por iniciativa própria, o referido médico convidou alguns colegas, entre eles profissionais da área de saúde, bem como pais de pacientes e grupo de voluntários passaram a reunir-se em uma das salas do prédio da Fundação Cultural de Criciúma, todas as quintas-feiras. A partir desses encontros, nasce o GUIDO (Grupo de Pais e Amigos pela Unidade InfantoJuvenil de Onco-hematologia).

Novos membros – pessoas da sociedade como um todo, pais que já haviam perdido seus filhos na batalha contra o câncer – foram engajando-se nesta proposta.

Após algumas reuniões de estudo, em 22 de novembro de 2010, a Casa Guido foi regularizada e devidamente registrada como uma ONG (Organização Não Governamental) em benefício às crianças e adolescentes portadoras de câncer, que atenderia toda a demanda oriunda da grande Região do Sul Catarinense (municípios da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera, AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna) que viriam em busca de tratamento junto ao hospital regional São José em Criciúma – SC.

Em Janeiro de 2011 ficou definida em reunião a locação de uma casa nas proximidades do Hospital São José, por ser um ponto estratégico para acolher os pais e pacientes que se deslocam dos municípios circunvizinhos, os quais vinham conduzidos, sobretudo, por veículos das secretarias de saúde e deslocavam-se com muita antecedência de suas residências, ficando a mercê no entorno do HSJ até chegar seus horários de consulta e/ou tratamento. Muitas destas famílias não tinham condições financeiras em realizar as principais refeições.

Neste sentido, surgiu a Casa Guido, hoje sede da instituição e local onde se passou a oferecer alimentação, medicamentos (que não são doados pelos órgãos competentes), doação de cestas básicas, ajuda financeira para o translado ao hospital e a sua cidade de origem. A casa Guido possui mais de 170 (cento e setenta) pacientes cadastrados desde a fundação, entre crianças e adolescentes. Entretanto, atualmente, a Casa Guido fornece subsídios para 84 (oitenta e quatro) pacientes de zero a dezenove anos.

A instituição possibilita o translado interestadual de pacientes, contribuindo com o fornecimento de combustível para o veículo que fará o translado e despesas necessárias, mediante comprovante de notas comprobatórias dentro da legislação vigente.

A Casa GUIDO é uma Instituição Filantrópica reconhecida como de utilidade pública, documentada na Lei Municipal, Estadual e Federal de acordo com as portarias n. 5.954, de 05/11/2012 (municipal), publicado no DOE 19.724 de 16/12/2013, conforme Lei n. 16.206 (estadual) de 12/12/2013 e a portaria nº 1.809 Diário Oficial da União de 05/11/2015 (federal).

São desenvolvidas também atividades terapêuticas desempenhadas por equipe multiprofissional – psicólogas, assistente social, nutricionista – que fornecem orientação e educação sobre as patologias e seus cuidados, atividades lúdicas e acomodações adequadas, visando o bem estar holístico dos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas.

Os pacientes e/ou familiares também recebem atendimento com dentistas, fisioterapeuta, assessoria jurídica e médicos, haja vista que, em muitos casos, não há como esperar agendamento pelo SUS.

Essas são algumas das despesas/investimentos que a Casa Guido possui anualmente, não considerando a remuneração de alguns funcionários e/ou despesas com material de consumo em geral.

Atenção para curar

Uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, assistente social e advogada atendem, integralmente, as necessidades dos pacientes e seus familiares. Além disso, são disponibilizados serviços nas áreas de nutrição, fisioterapia, médica especialista, odontologia, entre outras.

Agregado a esses atendimentos, a Instituição ainda oferece um espaço aconchegante para a acomodação de familiares, sempre que precisem pernoitar na cidade. Quartos mobiliados e climatizados, refeitório, cozinha montada e equipada, banheiros e sala de TV – uma “casa fora de casa”. Dentre as ações para amenizar as dores e traumas causados durante o tratamento, a Casa GUIDO realiza ações em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, com o intuito de levar alegria para os pacientes e familiares.

Na Casa GUIDO pacientes e familiares encontram mais que uma equipe comprometida com a garantia do tratamento adequado, encontram amor, carinho, atenção e aconchego – sentimentos capazes de promover a cura.

Missão

Oferecer amplo apoio humanizado no tratamento de câncer às crianças e adolescentes, fortalecido no sentimento de amor incondicional ao próximo na luta pela vida, incluindo suporte às suas famílias.

Visão

Tornar-se uma organização de referência em âmbito estadual no apoio às crianças e adolescentes durante o seu tratamento de câncer, incluindo suporte às suas famílias, tornando-se uma voz ativa no tratamento realizado na luta pela vida até 2025.

Valores

Amor incondicional, idoneidade e dedicação no apoio às crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Amor incondicional representa doação incondicional, segurança, fazer sem esperar em troca, carinho e cuidado. Idoneidade representa uma forma de conduta correta (escorreita) que remeta a elevados padrões de honestidade e transparência. Dedicação representa a entrega total com intensidade e comprometimento nas ações.

Benefícios

A Casa GUIDO dispõe de serviços essenciais a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento e seus familiares. Dentre as atividades desenvolvidas na instituição podemos citar a lista ao lado. Nossos voluntários e colaboradores estão sempre buscando atender às necessidades daqueles que usam (usufruem) (da) a casa como seu segundo lar.