notícias

PROGRAMA DIAGNÓSTICO PRECOCE EM JAGUARUNA

Nesta quarta-feira dia 20 de julho de 2022 a Casa GUIDO atendendo ao convite da Secretaria da Educação de Jaguaruna, participou da capacitação dos professores municipais, tendo um momento para apresentar as atividades da instituição e falar sobre a importância do Diagnóstico Precoce, por meio da demonstração lúdica do material desenvolvido para informar a sociedade sobre os principais sintomas e sinais sugestivos do câncer infantojuvenil, sintomas estes que necessitam de muita atenção, pois podem ser facilmente confundidos com doenças da infância.

O objetivo foi levar o conhecimento para os educadores que estão na linha de frente, atuando diretamente com crianças e adolescentes, demonstrando o quanto eles podem fazer a diferença. Os professores tem o privilégio do convívio diário com os alunos, conhecendo em detalhe seus hábitos, com isso podem facilmente identificar possíveis mudanças de comportamento e estado de saúde, com este olhar atento será possível atuar antecipadamente para descobrir as causas de tais mudanças.

A parceria com as escolas é fundamental para que tenhamos sucesso no diagnóstico precoce, os professores só poderão ajudar se forem capacitados para isso e essa é a intenção da Casa GUIDO, que todos os professores estejam aptos para identificar os sinais. Muito mais do que olhar para nossas crianças e adolescentes, precisamos de fato enxerga-los em sua totalidade e estar sempre atento em cada detalhe.

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL:
1- Caroço em qualquer parte do corpo.
2- Febre prolongada sem causa definida.
3- Palidez inexplicada, fraqueza ou perda de apetite.
4- Emagrecimento involuntário.
5- Aumento progressivo da barriga.
6- Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash.
7- Inchaço das pernas ou braços, acompanhado de dor.
8- Irritabilidade, agressividade ou desânimo, sem motivos.
9- Aumento significativo de um dos olhos com ou sem estrabismo.
10- Manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo com sangramento, sem corte ou batidas.
11- Anemia com dor nas pernas.
12- Dor de cabeça com vômito pela manhã.

compartilhe

outras
novidades